quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Carnaval em Salvador ou em Veneza???

   O carnaval chegando e com o clima da viagem que fiz pra Bahia, quero compartilhar aqui com voceis várias coisas diferentes, mas puxando um fio condutor do assunto da folia carnavalesca.


   O pré carnaval em Salvador com o Festival de Verão foi um evento de uma grandiosidade e organização sem igual.E as atrações muitas da região Nordestina, e também internacional como Jason Mraz cantando com o Milton Nascimento.
   Os encantos da Bahia são inúmeros, praias lindas, igrejas do século passado, são muito ricas e glamourosas como do Senhor do Bonfim, com suas crenças do candomblé e do catolicismo numa mesma união.


   Símbolos e adereços como patuás, fitinhas e outros amuletos e supertições que fazem um lugar de devoção e turismo.
   Comidas regionais e diferentes, que só a baiana tem.Um vatapá, um acarajé, uma moqueca, ou uma cocadinha branquinha igual a roupa da baiana com seu tabuleiro em Itapuã.
   E o carnaval como tudo lá, tem um colorido que nos deixa num estado de espírito alegre e contagiante, dando vontade de correr pra lá e ficar feliz o ano todo, no Brasil, com pouca roupa e pulando sem parar.
  Em Veneza uma cidade de estreita relação com Salvador, onde muitos italianos desembarcaram dos návios, chegando da Itália e contribuindo em trazer artes de muitas formas, em murais de azulejos, pinturas de igrejas.
  Onde por sinal foi a primeira residência do meu pai no Brasil, e só alguns anos depois veio morar em São Roque interior de São Paulo, onde a cultura italiana é muito intensa.


Também tendo como santo padroeiro São Roque, o peregrino, que repousam as relíquias em Veneza a cidade das gôndolas e muitas riquezas plásticas, com catedrais belíssimas e grandiosas, monumentos artísticos e praças repletos de obras de arte.



   Um ambiente propício para o carnaval veneziano com representações de personagens mascarados, vestidos com fantasias recobertas dos mais caros brocados, pedrarias e plumagens.E seus mais alegóricos personagens, o Arlequim, o Pierrô e a Colombina, ilustrando o carnaval ao redor do mundo numa relação de amor triangular.







   Os mares que ligam ambos países, traz a margem a convivência entre as pessoas, a troca da riqueza das culturas dos foliões agitados do Brasil e dos foliões representativos e dramáticos de Veneza.
   Se não for possível ir até a Bahia pular ou até Veneza representar.Coloque um CD pra tocar e entre no clima.
   E se Veneza fica mais distante ainda, participe do jantar temático em São Roque, com todo glamour das máscaras e da decoração, saboreando um típico prato do Norte da Itália, dia 26 de fevereiro às 20hs no Colégio São José.




Nenhum comentário:

Postar um comentário